Página Inicial
 
Info. Institucional
 Programas

     Museus & Cultura
     Grandes Rotas
     Ecoturismo
     Proj. Internacionais
 
Grupos de Trabalho
     Academia e Workshops
     Água e Rios
     Arméria
     Arte e Imagem
     Aventura
     Borga e Copos
     Formação
     Homepage
 
O Nosso Blog
 Parcerias
 Galeria de Fotos
 Videoclips
 Notícias
 

 

A Água, o Mar e os Rios
 

A água é essencial à vida.

Ela está presente em todos os seres vivos e o nosso Planeta distingue-se dos demais porque tem vida e para a vida a água é indispensável.

Compreender os problemas ambientais que a Água reflecte é compreender o próprio ambiente que nos rodeia.

Se isso acontece em todos os países, para Portugal a relação entre os seus habitantes e a água é ainda mais explícita. O território vive dos e nos rios, mas virado para o mar. As populações fixam-se nos litorais oceânico e ribeirinhos.

As alterações climáticas têm, também, chamado a atenção para a subida do nível médio da água do mar, com as repercussões que isso acarreta para o nosso país.

Em termos pedagógicos, chamar a atenção para os problemas ambientais que rodeiam a água é uma actividade que pode / deve ser enquadrada em qualquer área disciplinar, e permite não só desenvolver estudos nas mais diversas áreas como também enquadrar aspectos de educação ambiental para a cidadania e de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável.

As questões ambientais estão na ordem do dia e são preocupação para todos nós.

Quando nos debruçamos sobre os problemas ambientais, percebemos imediatamente a relação clara entre as atitudes do Homem e as suas causas.

A solução passa, por isso, por um processo educacional. Mas a abordagem ao Ambiente é uma abordagem holística.

Não se pode compreender, então, que quem trabalha as questões ambientais o faça isoladamente.

 

O desenvolvimento de actividades de Educação Ambiental de uma forma articulada em Rede é francamente benéfico, pois evita-se a repetição de erros, possibilita-se a partilha de experiências, de materiais e de apoios logísticos, força-se o atingir das metas predefinidas e partilhadas pelo grupo, fortalecem-se os participantes quer ao nível pessoal, quer dentro da escola e possibilita-se o intercâmbio a diferentes escalas, inclusive, à internacional.

 

Grande parte dos problemas ambientais manifesta-se sobre o meio aquático. Sentir, Compreender, e Agir sobre a Água é também agir sobre a qualidade do ambiente da Terra em que vivemos.

A diversidade das situações que se podem abordar, permite a realização de trabalhos que podem ir da abordagem físico-química, à biológica, à geográfica, à sociológica, à demográfica, etc….

 

Para integrar a Rede de Água e Rios da SETA é preciso ter vontade de trabalhar as questões ambientais sob as diversas vertentes de abordagem da água com os seus grupos de discentes e gostar de trabalhar em grupo.

No âmbito da Rede de Água e Rios da SETA serão criados e divulgados materiais pedagógicos de Educação Ambiental em torno da temática central, serão promovidas acções de formação de professores acreditadas, terão lugar reuniões de cariz periódico e serão promovidos encontros e intercâmbios de professores e alunos às diferentes escalas.

1. Actividades a Desenvolver

·        Divulgação do Projecto e da Rede.

·        Sessões de Exploração do tema nas escolas

·        Visitas ao Rio com os Professores e dos Professores com os seus alunos

·        Reuniões mensais de formação dos professores participantes

·        Elaboração e Edição de Fichas de actividades para serem realizadas pelos professores com os seus alunos

·        Saída de campo com todos os professores e alunos participantes